terça-feira, 1 de maio de 2012

Olá, uma pesquisa recente feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que recruta e selecionam estagiários, demonstrou que estudantes do curso de Comunicação Social têm tido mais dificuldade em acertar questões de língua portuguesa e fazer uma redação em testes de trabalho, do que os alunos, por exemplo, de Engenharia. No estudo, os estudantes de exatas estão acertando mais testes de português e escrevendo melhor do que os de Comunicação Social. Segundo a Coordenadora de Recrutamento e Seleção do Nube, Natália Caroline Varga, os dados obtidos pela pesquisa revelam "um pouco como está o mercado: temos muitos candidatos, mas poucos qualificados para algumas áreas". Os estudantes não conseguem fazer uma redação com coesão, pontuação e fazer um texto com começo, meio e fim, o básico de uma redação. Para isso, vamos recordar o que é coesão textual.
Hoje é o Dia do Trabalho, comemorado em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros. O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. Você conhece as profissões do futuro? Então, leia mais, e veja também dez frases sobre a data.
A imortalidade é uma obsessão antiga. A busca pela vida eterna motivou os alquimistas medievais, e místicos através dos séculos. O assunto é tema do livro Para todo o sempre, de Stephen Cave.
Ufa, por hoje é só. Amanhã tem mais.
Beijo grande,
Miriam

Coesão textual

É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto - o texto, compreendido como 'tecido', 'trama'. A esse mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que se chama coesão textual ou recursos coesivos.
A construção de um texto se faz em torno de um assunto pontuado - um tema. Esse tema, de uma certa forma, tem que ser referenciado até o fim do texto, mas será misturado a outros subtemas, que farão parte das argumentações discursivas e que vão gravitando em volta do tema central. Dessa forma vai-se mantendo o assunto no fio do discurso e compondo o texto, a tessitura. Tudo gira em torno de um jogo: um tema, um comentário - quando se comenta o comentário, ele vira tema e nesse jogo de tema/comentário vai-se formando o texto.
Num texto, os termos estão muito correlacionados, pois se o assunto deve-se manter no fio do discurso, ele vai sendo referenciado muitas vezes e de diversas maneiras. Essas referenciações necessárias na elaboração do texto são feitas por recursos coesivos - a isso é que se denomina 'coesão textual'.
São tantos os recursos coesivos que podem ser utilizados para manter-se a coesão do texto, que para estudo, costuma-se dividi-los em tipos: recursos gramaticais e recursos lexicais. Os livros da linguista Ingedore Villaça Koch são ótimos para compreender esse assunto. Dentro da classificação dos recursos gramaticais há o emprego dos pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos, advérbios, as desinências, etc. Como recursos lexicais, as rotulações, as nominalizações, a hiponímia, sinonímia etc. 
-----------------------------
Livro
Para todo o sempre

A imortalidade é uma obsessão antiga. Há uma abundância de obras literárias abordando o assunto, desde o épico sumério de Gilgamesh aos poemas de Homero e as escrituras do Antigo Testamento. A busca pela vida eterna motivou os alquimistas medievais, e místicos através dos séculos.
Em Immortality: The Quest to Live Forever and How It Drives Civilisation (“Imortalidade: A Busca pela Vida Eterna e Como ela Impulsiona a Civilização”), Stephen Cave, um filósofo britânico, argumenta que vários contos de imortalidade criados pelos homens podem ser resumidos em quatro “narrativas” básicas. A primeira é a mais simples, pelo menos na teoria: fazer o que os alquimistas medievais nunca conseguiram, e descobrir um elixir para simplesmente evitar a morte. A segunda trata da ressurreição, ou a volta à vida após a morte, uma crença presente em todas as três religiões abraâmicas. A ideia de uma alma imaterial capaz de persistir após a morte data, pelo menos, dos tempos de Platão, forma a terceira narrativa de Cave. Sua quarta narrativa trata de imortalidade através da realização, como alguém se tornando tão famoso que seu nome permanece vivo durante as várias eras da História.
Para o aspirante à imortal, Cave infelizmente conclui que a imortalidade é uma miragem. Mas seu projeto de demolição é fascinante. A seção sobre a alma é um ataque certeiro às doutrinas do “vitalismo”, à alma, e ao dualismo mente-corpo – o intuitivo e ainda amplamente difundido grupo de ideias que afirmam que seres vivos são animados por uma espécie de faísca sobrenatural, e que a personalidade de um indivíduo ou sua consciência pode sobreviver à morte. Os capítulos sobre a ressurreição vão despertar o interesse de cristãos, já que Cave analisa a forma como a recriação literal, por Deus, de corpos de mortos continua a ser a doutrina da maioria dos ramos do cristianismo. A ideia de uma alma que, ao contrário do corpo, terminaria no céu ou no inferno é um enfeite subsequente.
--------------------------------
Profissões do futuro

De acordo com necessidades específicas das sociedades, com a evolução do conhecimento que chega cada vez mais rapidamente e com o avanço da tecnologia, aos poucos vão surgindo novas profissões.
Não há consenso entre os pesquisadores da área a respeito de quais seriam realmente as profissão do futuro: alguns dizem que são profissões que na verdade já existem, mas que vão se modificando ou se modernizando de acordo com as necessidades específicas, outros dizem que são realmente profissões das quais nunca se ouviu falar. Algumas delas você pode nem imaginar que um dia possa existir, veja só:

Ecorrelações: é uma das profissões mais cotadas para 2020 e provém da necessidade de conciliar desenvolvimento com preservação do meio ambiente. Se você tiver em mente ser um “ecorrelacionista” terá que ter afinidade desde já com a sustentabilidade e sua função será intermediar a comunicação e o trabalho com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para ampliar os programas ecológicos.

Quiropraxia: esta profissão relacionada à saúde e tem como objetivo oferecer uma alternativa ao consumo de medicamentos e intervenções cirúrgicas. Este profissional a utiliza técnicas de terapia manual, exercícios e orientação de postura, procurando diminuir a dor e a tensão provocadas por lesões ou pelo desgaste no dia-a-dia. A profissão já está em ascensão nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil ainda é pouco conhecida.

Comunicação Empresarial: como a dinâmica das empresas está em constante transformação, esse profissional terá como objetivo principal manter a comunicação entre os funcionários e com os setores diretamente ligados aos serviços prestados pelo negócio. Na verdade já existe uma formação nessa área, mas como especialização dentro da carreira de Jornalismo e Relações Públicas, mas por sua relevância no desenvolvimento das empresas, tenderá a crescer muito.

Midiologia: com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação que tem como base o espaço virtual, essa profissão, que atualmente é uma especialização do curso de Rádio e TV, tende a crescer muito. O profissional desta área é capaz de interligar os diferentes tipos de mídia (áudio, vídeo, fotografia...) e produzir um material que considere a sociedade em que está inserido, seus códigos, linguagens, histórias, teorias e condições técnicas.

Curiosidade
O salário mínimo foi adotado no Brasil em 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Sabóia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do país, sendo que o salário mínimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salário mínimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.

Frases Dia do Trabalho

“Todas as pessoas têm disposição para trabalhar criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso" - Truman Capote.

"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã, vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta" - Bob Dylan.

“Felicidade é ter o que fazer”. – Aristóteles.

“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez” - Howard Newton.

"Gostar daquilo que você faz e sentir que é importante - o que pode ser mais divertido?" - Katherine Graham.

"O trabalho agradável é o remédio da canseira." - William Shakespeare.

"Trabalha em algo, para que o diabo te encontre sempre ocupado." - São Jerônimo.

"Ser obrigado a trabalhar, e obrigado a fazer o melhor possível, cria em você moderação e autocontrole, diligência e força de vontade, ânimo e satisfação, e cem outras virtudes que o preguiçoso nunca conhecerá." - Charles Kingsley.

"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração." - Thomas Edison.

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos." - Charles Schulz.


Nenhum comentário: