quarta-feira, 9 de maio de 2012


Olá, se você gosta das histórias do maravilhoso escritor de literatura fantástica Edgar Allan Poe, não perca esta edição do TerrorZine, que homenageia o mestre do mistério.
Eu participo desta edição nº 27, juntamente com Claudio Parreira, Daniel Borba, Danny Marks, Duda Falcão, Evandro Guerra, Georgette Silen, Gian Danton, Gus Rimoli, Luciana Fátima, Marcelo Bighetti, Mauricio Montenegro, O. A. Secatto e Renato Alves.  A revista é organizada por Ademir Pascale e Elenir Alves.
Leia também sobre o código dos Bestseller e veja como está mais fácil editar seu livro.
Finalizando, lançamento de livros que acontecem hoje e amanhã.
Um grande beijo a você leitor do Histórias Fantásticas.
Espero você aqui amanhã para mais novidades.
Miriam


TerroZine Especial: O Gato Preto

Por que Edgar Allan Poe (1809-1849) escreveu o conto "O Gato Preto" em 1843?
Segundo o organizador Ademir Pascale, foi por que ele sabia que num período da Idade Média surgiram boatos de que os gatos pretos eram companheiros fiéis de terríveis bruxas.
Para Ademir, “naquela época o negócio foi tão sério, que o papa Inocêncio VIII incluiu estes pobres (?) felinos em sua lista de seres hereges que deveriam ser perseguidos pela Inquisição. Algo que ecoou pelos séculos, por isso temos medo e associamos os gatos pretos com o azar. Afinal, é impossível imaginar uma bruxa sem um gato preto perambulando ao seu
lado. No meio literário, Poe foi e ainda é o principal influenciador do meu trabalho no mundo da literatura, do qual tive o prazer de organizar, juntamente do escritor Maurício Montenegro, o livro "Poe 200 Anos – Contos Inspirados em Edgar Allan Poe" (All Print, 2010).
Espero ainda produzir outros livros impressos relacionados ao grande mestre do horror, mas enquanto não surge a oportunidade, resolvi convidar um grupo seleto de autores para compor esta edição especial do TerrorZine, intitulada “O Gato Preto”, uma homenagem, claro, ao grande Edgar Allan Poe”.


Miniconto O gato

Estava no segundo ano da graduação de História quando ganhei um lindo gato preto de aniversário. O gato era enorme e tinha olhos cor de mel, impressionantes.
         O gato, por sua vez, não me largava o tempo inteiro, era de irritar. 
         Estava numa noite fria de inverno quando eu comecei a pesquisar sobre Bastet, a deusa gata da mitologia egípcia. A história me encantou e não notei quando o gato estranhamente ficou me encarando e seus olhos, agora imensos e profundos, me hipnotizaram. Fui me largando na cadeira, meu corpo ficando pesado e minha mente divagando...
         Não notei quando a bela mulher negra entrou e me levou para a cama. Ela era maravilhosa e eu me senti em outro lugar, não era o meu quarto e nem minha casa, era um palácio com muitos tapetes e cortinas brancas e estatuetas ornavam o ambiente.
         Acordei com o sol batendo em meu rosto. Estava exausto e com a energia sugada.
         — Você está horrível, o que aconteceu? — disse minha namorada segurando duas garrafas de vinho deixadas no criado-mudo e apontando para os lençóis rasgados.
         Tentei falar-lhe, mas seria em vão. Olhei para o cesto em um canto do quarto e lá estava ele, mas que na verdade era ela, a minha misteriosa gata preta, que ocultava um segredo que só eu poderia compartilhar. 


A capa desta edição foi elaborada pelo escritor e
capista Marcelo Bighetti (mbighetti@gmail.com)
www.marcelobighetti.blogspot.com

Para download, divulgar ou publicar em seu blog, use o link:
http://www.divulgalivros.org/terrorzine27.pdf
---------------------------
O código dos Bestseller

Pegue a trama de Jane Eyre (homem rico com problemas se apaixona por jovem dama inocente), tire a introspecção, adicione sexo sadomasoquista e você tem Fifty Shades of Gray (Cinquenta tons de cinza, em tradução literal). O romance de E.L. James é o livro mais bem sucedido do ano até agora, já tendo vendido 2 milhões de cópias em três semanas nos Estados Unidos.
O apelo do livro é óbvio, diz James Hall, autor de Hit Lit, que afirma ter decodificado o “código” dos bestsellers. Ele acha que todo grande sucesso é rápido, emocionalmente carregado e escrito de maneira simples, com um herói rebelde que tem grandes ambições.
É fácil ver um padrão olhando para o passado. Hoje está muito mais difícil fazer esse tipo de previsão, de acordo com Joel Rickett, um editor da Penguin, porque hoje os leitores têm mais poder do que nunca. As editoras costumavam fabricar bestsellers ao inundar livrarias com os seus favoritos. Nos anos 80 e 90, nomes estabelecidos como Stephen King e Danielle Steel dominavam a lista dos mais vendidos.
Hoje os leitores podem fazer queixas online e desancar os livros que não lhes animam. “É muito mais difícil para uma editora manter uma ilusão de sucesso”, observa Rickett. E graças às mídias sociais, o boca a boca se espalha mais rapidamente do que no passado, dando a escritores desconhecidos chances maiores de emplacar.
Já passou o tempo em que as editoras publicavam livros e esperavam para ver o que funcionava. Agora elas tentam se apegar a menos títulos com mais energia. Escritores medianos são relegados a pequenos selos ou obrigados a pagar pela publicação de seus manuscritos. Aqueles que têm sucesso assinam contratos com as grandes editoras.
Os leitores estão comprando livros mais variados do que nunca, com vendas semanais de 222 mil diferentes títulos somente na Inglaterra, de acordo com o Nielsen BookScan. Deste vasto conjunto, a multidão conectada escolhe apenas alguns bestsellers.
-----------------------
LANÇAMENTO DE LIVROS

Noite de autógrafos, livro Ponto Cego

A Novo Século Editora lança hoje o livro Ponto Cego, de Felipe Colbert, às 19 horas.
A noite de autógrafos será na Livraria FNAC e junto com o evento acontece uma sensacional apresentação de um show de Ilusionismo, com Leonardo Silvério, do Grupo Magicorp Ilusionismo.
Não perca.

Serviço:
Lançamento do livro Ponto Cego
Dia: 9/5
Horário: 19h às 21h30
Local: Livraria FNAC Paulista - Av. Paulista, 901, Bela Vista - São Paulo

Livro Etiqueta sem frescura

O lançado do livro Etiqueta sem frescura, de Claudia Matarazzo, acontece nesta quinta-feira.
A noite de lançamento do livro, agora com Gastronomia e receitas, será às 19h30, na Livraria Argumento.

Serviço:
Lançamento do livro Etiqueta sem frescura
Dia: quinta-feira, 10/5
Horário: 19h30
Local: Livraria Argumento - Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro




Nenhum comentário: