domingo, 20 de maio de 2012


Olá, saiba que a Lei de Acesso à Informação passou a vigorar no País desde o dia 16 de maio. A nova lei assegura aos cidadãos acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Leia mais sobre o assunto.
Mais informações sobre o Santos Jazz Festival, no segundo dia do festival, em 16 de junho, o encontro será ministrado pelo renomado guitarrista Michel Leme, que comenta a expectativa para o evento.
Hoje tem uma linda poesia de Mirian  Marclay Volpato Lemos Melo, autora do E-book gratuito Julieta & Romeu.
Veja também as estreias de filmes da semana.
Finalizando, pensamento de Dalai-Lama, “se uma pessoa sensata costuma refletir profundamente, é inevitável que respeite a justiça. A valorização e o respeito pela justiça são inatos em todas as pessoas. Nas crianças, encontramos o que é natural ao caráter do homem. À medida que crescem, porém, desenvolvem uma porção de atitudes e condicionamentos errados. Sinto muitas vezes que há mais veracidade e honestidade nas crianças pequenas do que nos adultos e, no contato com elas, encontro muitas razões para confiar na coragem do ser humano e na natureza humana de modo geral”.
Bem, por hoje é só e aguardo você aqui amanhã para mais novidades.
Um grande beijo e bom domingo.
Miriam

Lei de Acesso à Informação

A Lei de Acesso à Informação passou a vigorar no País desde o dia 16 de maio. A nova lei assegura aos cidadãos acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.
Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.
Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.
Antigamente, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Cabia à chefia dos órgãos decidir sobre a liberação dos dados. Segundo a cartilha da Controladoria-Geral da União (CGU), feita para informar os servidores sobre a nova lei, na chamada “cultura do segredo”, a informação era muitas vezes retida ou até perdida.
Com a lei, o cidadão pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa. De acordo com a CGU, são estabelecidas regras claras e procedimentos para a gestão das informações. Além disso, os servidores estão sendo capacitados para atuar na implementação da política de acesso à informação. Foi elaborado um formulário próprio para o pedido, que pode ser preenchido diretamente no órgão ou pela internet. Para ter acesso à informação, o cidadão deve se identificar e especificar o pedido.
A nova lei também dá fim ao sigilo eterno de documentos oficiais. Pela nova regra, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, 15 anos para os secretos e cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter o prazo de sigilo renovado apenas uma vez.
O servidor público que se recusar a fornecer informação requerida, a fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente.

Fonte: Agência Brasil
----------------------
Santos Jazz Festival 
Michel Leme comenta expectativas 

O Santos Jazz Festival terá, de 14 a 17 de junho, 200 músicos envolvidos em 40 horas de música. E também será uma grande chance àqueles que pretendem aprender mais sobre o segmento. Durante três, dos quatro dias do evento, acontecerão workshops gratuitos. No segundo deles, em 16 de junho, 11h, o encontro será ministrado pelo renomado guitarrista Michel Leme, que comenta a expectativa para o evento:
“Será uma troca de ideias. As expectativas são as melhores. Vou falar sobre a produção independente, do papel do artista no mundo atual, que sofreu uma inversão de valores. Enfim, faremos um bate-papo para todas as pessoas interessadas em música, tenham elas experiência instrumental ou não”, diz o músico.
Os workshops seguem até 17 de junho. São 250 vagas para cada um.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site:

Programação completa dos workshops:

SEXTA (15/06):
Teatro Guarany 
10h – Workshop com Arismar do Espírito Santo

15h – Workshop com Hermeto Pascoal

SÁBADO (16/06)
Teatro Guarany
11h – Workshop com Michel Leme 

DOMINGO (17/06)
Teatro Guarany

11h – Aula apresentação do Jazz Combo de Tatuí

O Santos Jazz Festival também está nas redes sociais:

olaboração: André Azenha - Jornalista / Assessor de Imprensa
------------------------
Fogão de lenha
Mirian  Marclay Volpato Lemos Melo

Ainda que o amor seja simples
 E a vida em instante o complique
 E do sal rosa com o salmão defumado 
Eu prove...sinto falta daquele fogão de lenha.

Ainda que tudo seja chique e requintado
Que existam cristais, e toalhas de linho
Sinto falta daquele que sentava sozinho
No sofá e que me cortava salaminho no café.

Ainda que tudo seja fadado a mudança
As andanças da alma não me acalmam.
Porque sou a mesma em qualquer canto...
Em que pese não haja mais pranto
Resta-me intensa saudade.

Ainda que tudo seja de tanto amor preparado
Que haja esmero e o melhor tempero refinado
Trocaria tudo pelo cheiro dos cabelos platinados
Que trazia salsinha fresca e outros predicados.

O amor maior para mim tem nome e endereço
Em algum canto do céu que me tenha
Como aquela que para ele nunca tive preço
Acendendo o velho fogão de lenha.


Conheça mais a poetisa, autora do E-book gratuito Julieta & Romeu,  acesse: www.lirismoflordapele.blogspot.com
----------------------------
Estreia de filmes da semana

Plano de Fuga Suspense – (Get the Gringo) EUA, 2011. Direção: Adrian Grunberg. Elenco: Mel Gibson, Peter Stormare. Duração: 95 minutos. Classificação: 16 anos. Um trapaceiro veterano (Mel Gibson) é preso na fronteira do México com os Estados Unidos e enviado a um presídio comandado pela corrupção. Para tentar fugir, ele desenvolve uma amizade com um garoto de dez anos, que está ali para vingar a morte de seu pai.
Veja o trailler, acesse: 

O Que Eu Mais Desejo Drama – (Kiseki) Japão, 2011. Direção: Hirokazu Kore-Eda. Elenco: Koki Maeda. Duração: 128 minutos. Classificação: 12 anos. O anúncio da construção de uma linha de trem bala ligando duas cidades enche o garoto Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do meio de transporte reunirá sua família mais uma vez.

Homens de Preto 3 -   Ficção Científica/Ação/Comédia. Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Emma Thompson, Nicole Scherzinger, Betty White, Gemma Arterton, Sharlto Copley, Alice Eve. Os agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones) estão de volta… no tempo. Já viu algumas coisas inexplicáveis nos seus 15 anos com os Homens de Preto, mas nada, nem mesmo aliens, o deixa tão perplexo quanto o seu parceiro reticente, K. Mas quando a vida de K e o destino do planeta são colocados em jogo, o Agente J vai viajar no tempo para colocar as coisas no lugar. J descobre que há segredos no universo que J nunca contou – segredos que vão ser revelados quando ele se une ao jovem Agente K (Josh Brolin) para salvar seu parceiro, a agência e o futuro da humanidade.
Veja o trailler, acesse:

Drácula 3D - O longa é dirigido por Dari Argento. Essa é a principal informação que se deve ter antes de assistir ao trailer. Nada de vampiros encantadores ou vampirinhos brilhantes para adolescentes. O contexto do longa, que será lançado em 3D, é o clássico, ou melhor, (quase?) trash. Em uma adaptação literal da obra de Bram Stoker, Drácula 3D conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.
Estreia em 19 de outubro de 2012 no Brasil.
Veja o trailler, acesse:



Nenhum comentário: