segunda-feira, 21 de maio de 2012


Olá, ontem participei da edição 2012 do projeto Momento do Autor, que fez parte da programação da Virada Cultural Paulista. Foi muito legal o evento, veja as fotos, que estão na PÁGINA FOTOS, logo mais acima.
Se você gosta de arte, vá se programando, pois vem aí a 30ª Bienal das Artes de São Paulo.
Rosas de Outono é o título da poesia de Dione Mara Souto da Rosa, autora de O Sétimo Portal O Segredo da Rosa, das antologias Draculea 1 e 2, Metamorfose 1 e 2, No Mundo dos Cavaleiros e Dragões, Sobrenatural, À Sombra do Corvo, Grimoire dos Vampiros e indicada ao Codex de Ouro, prêmio em poesia com o livro O Segredo da Rosa.
Finalizando os assuntos de hoje, um relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na semana passada revelou que um terço dos adultos em todo o mundo sofre de hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, leia mais no Espaço de Olho na Saúde.
Bem, por hoje, espero que você goste dos assuntos. Dê sugestões, ideias, enfim, participe!
Um grande beijo e até amanhã,
Miriam

Momento do Autor

Como havia anunciado aqui no espaço, ontem participei da edição do projeto Momento do Autor VIII, edição de contos, promovido pela Prefeitura Municipal de Santos por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura (Concult).
Foram horas descontraídas junto de familiares, de amigos queridos e também do carinhoso público.  
Nesta edição, participaram também os autores Aparecida de Sá, Bia Braz, Daniela Marino, Érika Freire, Lincoln Spada, Marcelo Ignácio, Marcus Vinicius Batista, Mercedes Lisboa e Rubia Giufrida Braz.
O evento, que faz parte da programação oficial da Virada Cultural Paulista 2012, foi realizado na Casa da Frontaria Azulejada, que abrigou outras atrações no dia, como Feira de Livros, Artes & Antiguidades; Banda Santista de Repertório;  Camerata Heitor Villa - Lobos;  Coral Municipal de Santos;  Quarteto de Cordas Martins Fontes e o Grupo Atho´s de Dança - Uma Dança para Gilberto Mendes.

Projeto Momento do Autor

O Projeto Momento do Autor teve início na IV Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro de 2006, aprovado como proposta do segmento livro e literatura. Discutido e aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura em 2007, foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura que se empenhou em tornar realidade esse projeto.
O objetivo é divulgar o autor para o grande público, com a participação de todos os segmentos culturais da Cidade e tendo como grande incentivador o poder público. 

Virada Cultural

Virada Cultural é uma festa de rua, evento gratuito que atrai anualmente um público circulante de milhões de pessoas durante 24 horas de programação cultural ininterrupta. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, este encontro cultural reúne as diferentes classes sociais, todas as faixas etárias, inúmeras tribos, numerosas platéias, todos os horários. Dentre os dois dias de programação, Santos contou com algumas atrações, como o  DJ Tahira; Vanguart Intensus - Bambolês de Fogo; Banda Canal Quatro;  Intensus - Bambolês de Fogo; OBMJ - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana;  Intensus - Bambolês de Fogo; Cia Nova Dança 4 - O Beijo;  Cia Simples de Teatro - Histórias de Dentro;  Cia de Teatro os Satyros - Cabaret Stravaganza; Cia Simples de Teatro - Histórias de Dentro; Miranda Kassin e os No No No\'s - Miranda Kassin à Vontade e Cia Simples de Teatro - Histórias de Dentro, dentre outros.

As fotos do evento estão na PÁGINA FOTOS, logo mais acima.
---------------------
Bienal das Artes

Sob o título de 'A Iminência das Poéticas', 30ª Bienal de São Paulo pretende interligar obras em cinco zonas distintas


“Por poéticas entende-se o repertório instrumental que permite que um indivíduo, uma coletividade, um campo disciplinar ou uma tradição estabeleça, de forma intuitiva, intencional ou inconsciente, as estratégias ou plataformas discursivas que tornam possíveis atos expressivos de carácter artístico”.
O texto é de Luis Pérez-Oramas, curador venezuelano, atualmente licenciado, de arte latino-americana do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Ele foi escolhido para realizar a 30ª versão da Bienal de São Paulo, que deverá ser inaugurada no dia 7 de setembro.  Ao lado de Luis Pérez-Oramas, como curador-associado o evento terá o crítico de arte Tobi Maier, além de André Severo e Isabel Villanueva.
A partir da ideia de “constelação” — conceito curatorial já poético em si mesmo –, a curadoria irá criar “zonas curatoriais” com as obras dos artistas, com ligações entre elas, e perceptíveis pelo público.
Ao mesmo tempo, pequenas monografias de artistas, isto é, agrupamentos dos trabalhos de cada um, individualmente expostos, não como obras avulsas e sim, organizadas com a noção de “articulação”, que é o  leitmotiv da mostra.

O evento

A ideia é buscar os vínculos entre as pesquisas individuais dos artistas e a relação entre elas, tudo sob o critério das organizações constelares, inclusive no que se refere à arquitetura e montagem da exposição, que terá o arquiteto Martin Corullon, frequente colaborador de Paulo Mendes da Rocha, como responsável. O projeto deverá seguir a mesma temática da curadoria, delicado e sem ser espetacular.
Com forte presença de artistas latino-americanos, esta não será uma Bienal focada no “mainstream”, como a exposição comemorativa de seus 60 anos em 2011. Muitos dos artistas participam pela primeira vez da Bienal.
Entre os 110 artistas, os 23 brasileiros são: Alair Gomes, Alberto Bitar, Alexandre da Cunha, Alexandre Moreira, Cadu Costa, Fernanda Gomes, Eduardo Berliner, Hélio Fervenza, Lucia Laguna, Marcelo Coutinho, Nino Cais, Nydia Negromonte, Odires Mlaszho, Paulo Vivacqua, Ricardo Basbaum, Rodrigo Braga, Sofia Borges, Tiago Carneiro da Cunha, Thiago Rocha Pitta, Waldemar Cordeiro, F. Marques Penteado e Pablo Pijnappel,  e entre eles o  já falecido Artur Bispo do Rosário, com uma das obras referências da mostra.
Além das outras participações internacionais, a exposição irá contar também com cinco artistas franceses, Fernand Deligny, Michel Aubry, Olivier Nottellet, Thomas Sipp e Robert Filliu, e é dele a frase que inspirou o curador: “A arte é aquilo que serve para que a vida seja mais interessante”.

Serviço:
30ª Bienal das Artes de São Paulo
Período: De 7 de setembro a 9 de dezembro, 2012
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal) - Parque do Ibirapuera · Portão 3
Telefone: +55 11 5576 7600
Informações: bienalsp@fbsp.org.br
            ------------------------
Rosas de Outono
Dione Mara Souto da Rosa

Roseirais num infinito Outono em devaneios
Profanam corações envoltos em desejo.
Abismo de loucura entorpece os anseios
Das flores. Tons de azul. Onírico festejo.

Os sagrados encontros. Habitual tormento
Enlanguesce rosais voltados ao amor.
Vestígios dum ritual outonal: casamento
Do poeta com a noiva em abraço atador.

Enfraquecido sol toca o jardim ferido
Vem anunciando inverno aflito e solitário
Nas folhas secas de mistério desflorido.

A rosa é colhida em magistral cortejo
Aprisionando o ardor cálido do cenário,
Pelo amor que suaviza os lábios com o beijo.

Conheça a poetisa, autora de O Segredo da Rosa, dentre outros títulos, acesse:
-----------------------
De Olho na Saúde
O  impacto das doenças não contagiosas

Um relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na semana passada revelou que um terço dos adultos em todo o mundo sofre de hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta.
A hipertensão, um mal cada vez mais frequente, é responsável por cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos.

Diabetes

Ainda de acordo com o relatório da OMS, a diabetes, outra doença que vem sendo diagnosticada com mais frequência, atinge um em cada dez adultos em todo o mundo.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, ressaltou que “este relatório oferece mais uma evidência do dramático aumento das condições que desencadeiam doenças de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento”.
Em seu relatório, a OMS faz um alerta para “o crescente impacto das doenças não contagiosas”, responsáveis atualmente por dois terços das mortes no mundo. Em alguns países africanos, destaca a organização, a situação é preocupante: 50% dos adultos têm hipertensão.

Excesso de peso

Esta foi a primeira vez que o estudo estatístico da OMS incluiu dados sobre os altos níveis de pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue referentes a 194 países.
Outra grande preocupação apontada no relatório é o excesso de peso. “Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas”, ressaltou o diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS, Ties Boerma.





Nenhum comentário: