quinta-feira, 17 de maio de 2012


Olá, hoje é o Dia Mundial da Internet, você sabia? Veja como o Brasil está inserido neste mundo global.
Para quem gosta de fotografia, o MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) tem oficinas interessantes que acontecem em maio e junho.
Você participa ou conhece as Vitroladas do Torto Bar? Então, saiba mais.
Finalizando, algumas dicas para escrever bem.
Espero que gostem dos assuntos de hoje. 
Um grande beijo e até amanhã.
Miriam

Hoje é o Dia Mundial da Internet


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006. Na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.
Uma breve passada pela história da Internet dá conta de que a rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria e seria usada para fins militares. Somente em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, e desde então, tem mudado os hábitos da população mundial.
Hoje em dia, pouco mais de 20 anos após sua popularização, a rede mundial de computadores é instrumento de trabalho, estudo e diversão. Os serviços mais diversos também podem ser realizados através de um click. Que tal comprar roupas, eletrônicos, comida,  garantir o ingresso do cinema, marcar uma consulta no médico, fazer transações bancárias, e muito mais sem sair da frente da tela do computador?
Isso tudo sem falar das redes sociais. Outra rápida percorrida na evolução da Internet aponta que os sites de relacionamento tiveram o seu boom em 2006 com o pioneiro Orkut. Hoje, Facebook e Twitter são os queridinhos dos internautas.
Segundo o Ibope NetRatings, são 79,9 milhões de internautas brasileiros, sendo o Brasil o 5º país mais conectado na rede. Desse total de usuários, estima-se que 38% das pessoas acessam a web diariamente. Outra pesquisa, desta vez da Fundação Getúlio Vargas, aponta que já são mais de 60 milhões de computadores em uso no Brasil, devendo chegar a 100 milhões ainda este ano de 2012.
Ainda existem muitas discussões sobre os favores e os desfavores que a internet e sua popularização geraram para a humanidade, mas  o que não se pode negar é que ela nasceu, cresceu, reproduziu e dificilmente irá morrer. Feliz dia Mundial da Internet.
--------------------
Maio Fotografia no MIS
 
A partir de 2012, o mês de maio passa a ser dedicado à fotografia, com os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas.
Nesta primeira edição, o MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) tem o prazer de apresentar obras de artistas que fundamentaram o desenvolvimento da linguagem fotográfica desde o século passado no Brasil e no mundo: André Kertész, Andy Warhol, Claudio Edinger e Ozualdo Candeias.
A programação se complementa com a edição especial do Acervo Vivo Câmeras Fotográficas de Dois Séculos, com equipamentos que remontam ao século 19; as fotos da série Timeless, de Marcelo Tinoco, dentro do projeto Nova Fotografia, que abre espaço para jovens artistas; e o I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia – Por que pensamos a fotografia? que reúne artistas e pensadores para debater a linguagem fotográfica.

Oficinas - Fotografia para não fotógrafos

As ações educativas para o projeto Maio Fotografia no MIS foram pensadas com o objetivo de desenvolver oficinas que levem o público do Museu a conhecer alguns processos relacionados ao mundo da fotografia, desde seus princípios básicos até a manipulação da imagem em meios digitais.

Confira a programação completa de oficinas:

1)Oficina de Manipulação de Câmera Fotográfica
Ministrante: Maurício Silva
Data: 19 e 20 de maio 
Horário: 13h às 18h
Local: Espaço Educativo + Sala de Workshop LabMIS
Inscrição: Gratuita
Público alvo: Interessados em geral
Vagas: 15
Sinopse: O visitante que participar dessa oficina terá a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma câmera fotográfica, bem como a utilidade de cada uma de suas funções, podendo fazer experimentações e testar na prática os conhecimentos obtidos previamente em breve aula teórica.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Manipulação de Câmera Fotográfica

 
2)Oficina de Pinhole
Ministrante: Pedro Palhares
Data: 26 e 27 de maio 
Horário: 9h às 15h
Público alvo: Interessados em geral
Vagas: 15
Sinopse: Nessa oficina, o participante irá aprender a montar a sua própria Pinhole (ou câmera de orifício), além de aprender a usar a máquina e os processos de revelação em um laboratório preto & branco. Durante a atividade, prática e teoria serão abordadas ao mesmo tempo, tornando todo o processo mais dinâmico. Ao final da oficina, todas as fotos serão positivadas digitalmente e serão postadas na página do Educativo na rede social Facebook.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Pinhole 

3)Oficina de Light Painting
Ministrante: Héctor Guiness
Data: 09 e 10 de junho 
Horário: 9h às 15h
Público alvo: Interessados em geral
Vagas: 20
Sinopse: Essa oficina propõe apresentar ao participante o que é a técnica do Light Painting e como ela pode ser executada. Para tanto, os participantes irão experimentar essa técnica a partir de alguns direcionamentos do ministrante de uma forma a ampliar as possibilidades de utilização dessa técnica.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Light Painting

4)Oficina de Manipulação de Imagem em Meios Digitais
Ministrante: René Missé
Data: 23 e 24 de junho
Horário: 13h às 18h
Público alvo: Interessados em geral
Vagas: 15
Sinopse: Hoje em dia existem várias ferramentas para a manipulação de imagens no computador, mas de que adiantam as ferramentas se não sabemos usá-las? Com essa oficina o participante irá aprender a trabalhar os comandos básicos para poder tratar a sua fotografia no computador e assim complementar os conhecimentos em outras técnicas fotográficas, adquiridos em oficinas anteriores, como de manipulação de câmera fotográfica, pinhole e light painting.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Manipulação de Imagem em Meios Digitais 
--------------------
No dia 22 tem Vitrolada

A Vitrolada, projeto da Futuráfrica, transformou as terças do tradicional Torto MPBar em ponto de encontro para amantes da boa musica. A cada duas semanas, o evento convida dois DJ’s acidentais para diversificar o som. Já passaram pelos plays da noitada musical Ricardo Vasconcellos, diretor geral do Curta Santos, Gustavo Klein, editor de cultura do jornal A Tribuna, a ex-prefeita Telma de Souza e o comentarista musical Chico Marques. Nesta terça (22), será a vez de André Azenha, editor dos sites CineZen  e CulturalMente Santista, e do músico Matheus Krempel, vocal e guitarra da banda The Bombers, comandarem o set list. A noite também contará com os DJs residentes Lufer, Dr. Caiaffo e Wagner Parra. Até às 23h, a entrada é franca. Depois, é R$ 6. A produção, especialmente nessa ocasião, é da Futuráfrica, em parceria com o CineZen.
Curiosamente, André e Matheus foram convidados ao vivo, no mesmo dia, pelo DJ e produtor Wagner Parra, na noite musical do CulturalMente Santista, em abril. Na terça, ambos prometem levar ao público todo o repertório musical. Azenha prepara um set list de músicas de filmes, especialmente do cineasta Quentin Tarantino, rock, samba dos anos 60, black music dos anos 60 e 70 e algumas surpresas. Já Matheus adianta que seu repertório será calcado no ska.
O projeto é dedicado à música, arte, política e a cultura afro-brasileira. Foi criada pelos amigos e DJs Luiz Dias (a.k.a DJ Lufer), Maurão (a.k.a DJ Dubkilla), e Sandro Bueno (percussionista da banda australiana Abuka) . Os sons da festa têm como linguagem o Sound System e vai do reggae ao rap, do samba ao afrobeat, da Salsa ao Carimbo, com o objetivo de propagar as diferentes culturas musicais e a expansão da consciência do individuo, enquanto ser humano.
A Vitrola da Terça possui duas noites distintas: o Baile AfroJazzLatino & outras Quissassas, intercalado com a noite dos Djs acidentais.

Serviço:

Vitrolada convida Azenha e Matheus

Dia: terça-feira, 22/5, das 22h às 3h30

Local: Torto Mpbar – Av. Siqueira Campos, 800, loja 5, próximo à avenida da praia, em Santos

Entrada franca até as 23h; depois R$ 6
Apoio CineZen, Impacto do Som, Disqueria, Feijão com Farofa e Ki-Jaya, CulturalMente Santista

Informações: (13) 9126-5620
----------------------
Dicas para escrever bem

Seguem algumas dicas rápidas de como escrever de forma aceitável sem precisar abrir uma gramática ou manual de redação:


        o       Evite escrever tudo em maiúsculas.
o       Evite deixar o texto com muitas perguntas (a não ser, é claro, que você planeje e faça disso um estilo, é difícil, mas possível)
o       Quando for usar uma sigla, explique-a entre parênteses.
o       A menos que você tenha um uso bastante específico, utilize somente um sinal de pontuação. Ninguém acha que um texto sério precise de mais de uma exclamação (entendeu ou quer que eu desenhe???????????????????)
o       Não somos o Professor Pasquale, mas também não precisamos torturar a língua portuguesa, certo?! Utilize um bom corretor ortográfico e seja feliz.
o       Procure utilizar links para demonstrar que você não é o único a usar o argumento ‘X’ ou ‘Y’, isso te dá credibilidade.
o       Palavras de baixo calão deixam seu texto horrível.
o       Mantenha um mínimo de estilo na hora de escrever. Seja formal ou informal, as pessoas precisam saber que é você quem está escrevendo o texto, na hora que lêem.
o       Não  escreva tudo em maiúsculas, mas também não se  esqueça delas, quando necessário.
o       Não acredite em todas as dicas que você lê na internet. Desconfie de tudo.
o       Seja conciso e coerente.
o       Seja preciso quando for argumentar. Evite dizer coisas como “eu li em algum lugar ...”. Prefira: “segundo a revista ...” 

Nenhum comentário: