sábado, 17 de março de 2012


Oba, chegamos a mais um final de semana! Amém, sobrevivemos a semana corrida.
Hoje é sábado e eu tenho boas novidades.
Começo com o conto “Lembranças de Helena”, que terá sua continuação amanhã. Espero que gostem.
Depois tem um mega evento gratuito na Livraria Realejo com o economista Luís Nassif, que autografa livros hoje, ao som de uma boa música, confira.
No Cantinho da Poesia, vamos matar a saudade com Carlos Drummond de Andrade.
Sabe o que se comemora hoje? Veja no Fatos Históricos. Conheça também um pouco da vida do escritor Antônio Maria, você já leu sobre ele?
Há, tem lançamentos nos cinemas, acompanhe.
Bem, acho que é só.
Bom dia para vocês e até amanhã.
Grande beijo,
Miriam




Conto
Lembranças de Helena


Sabe aquele domingo que você não tem nada a fazer e resolve dar uma volta só para ver o tempo passar? Pois é, foi assim, num dia desses, circulando por São Vicente, quando resolvi entrar na Casa de Martim Afonso para conhecer o local histórico.
A casa estava abrangendo a exposição: “Centenário da Imigração Japonesa”, onde se encontrava réplicas de espadas, armadura de samurai, quadros e retratos de famílias de imigrantes. Fiquei observando todo aquele importante material, um a um, sorvendo-me daquela cultura. Quando me deparei com os trajes femininos, a lembrança de antigos vizinhos japoneses, em especial, de Helena, me fez surgir muitas recordações. Foram pessoas que marcaram minha adolescência e a de meu irmão, influenciados por esse povo de rica sabedoria.
A cada traje da exposição, meu pensamento ia longe, para meu passado...
...

Estávamos na década de 70, quando ganhamos novos vizinhos. Morávamos em uma vila sem saída onde habitavam quatro famílias de nacionalidades diferentes, de brasileiros, a nossa, de italianos, portugueses e de japoneses.
Helena era o nome da esposa do casal, era nissei (filha de pais japoneses). Seu esposo, Takashi, era japonês; a família veio de Kobe quando ele tinha dois anos.  Eles foram os últimos a chegar à vila e os primeiros a partirem rumo a uma vida melhor na Capital.
Lembro-me de nossas costumeiras conversas. Tardes em que ela passava a roupa diária e eu a tagarelar, em busca de um conselho amigo, que só ela parecia me entender. Seu sermão era acolhedor e com grande lição de vida.
Foi graças a ela que meu irmão aprendeu o idioma japonês inspirado nas histórias que ela costumava contar, e que o beneficiou em uma empresa multinacional.
Certa tarde ela não pôde me atender, notei lágrimas em seus olhos e vi que seu marido estava em casa. No dia seguinte aconteceu a mesma coisa e assim se sucedeu por uma semana. Eu tentava falar com ela, mas era em vão. Conversei com os outros moradores e esses também não sabiam o que estava acontecendo.
Será que morrera algum parente? Pensamos preocupados, os moradores da vilinha.
...

(continua amanhã)

--------------------------------
Economista Luís Nassif hoje na Livraria Realejo

Luís Nassif dá canja musical e 
autografa livros 

Luís Nassif é um dos economistas mais premiados e reconhecidos no País. Levou, por exemplo, o Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se nos anos de 2003, 2005 e 2008, além do Prêmio iBest de Melhor Blog de Política. Escreveu durante vários anos para a Folha de S. Paulo, foi comentarista da TV Bandeirantes e TV Cultura, entre outros veículos. Mas possui outra paixão além da economia: a música. Tanto que já lançou CD e costuma se apresentar.

Quando lhe contaram que, em Santos, há uma livraria que une literatura e música, a Realejo, entrou em contato e decidiu vir à cidade dar uma canja musical, durante a happy hour deste sábado (17), 18h30, junto dos músicos Edinho Godoy e Theo Cancello. Nassif aproveita e convida quem acompanha o blog dele (http://www.advivo.com.br/luisnassif), e também gosta de boa música, a participar da canja. O encontro não terá só música: o economista também autografará livros.

Serviço:
Luís Nassif na Realejo
Dia: Sábado, 17 de março, 18h30
Local: Realejo Livros – Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga
Entrada franca



ACOMPANHE OUTROS EVENTOS NA REALEJO:

-------------------------------------
CANTINHO DA POESIA


Mãos dadas
Carlos Drummond de Andrade



Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o  undo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista        da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, 
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente. 

----------------------------------

FATOS HISTÓRICOS  
17 DE MARÇO

Tratado de Bruxelas


No dia 17 de março de 1948, é firmado o Tratado de Bruxelas (da União Ocidental) entre Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Reino Unido. A partir daí, abriu-se o caminho para a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que trabalha em missões de Gestão de Crises.



NASCIMENTO DO ESCRITOR ANTÔNIO MARIA

"Às vezes, me sinto muito só. Sem ontem e sem amanhã. Não adianta que haja pessoas em volta de mim. Mesmo as mais queridas. Só se está só ou acompanhado, dentro de si mesmo. Estou muito só hoje. Duas ou três lembranças que me fizeram companhia, desde segunda-feira, eu já gastei. Não creio que, amanhã, aconteça  alguma coisa de melhor."
(O diário de Antônio Maria)

Antônio Maria Araújo de Morais nasceu no Recife, em 17 de março de 1921, filho de Inocêncio Ferreira de Morais e Diva Araújo de Morais.  Junto com os irmãos Rodolfo, Maria das Dores, Consuelo, e inúmeros primos, teve uma infância feliz, conforme se depreende de suas crônicas sobre os bons momentos desfrutados, nessa época, em sua terra natal. Nelas nos conta sobre a mãe carinhosa, os tempos de colégio, as aulas de música, as lições de francês, os mergulhos no rio e os "banhos salgados", as férias na usina Cachoeira Lisa, deixada por seu avô materno, Rodolfo Araújo.

Livros:
- O Jornal de Antônio Maria - Editora Saga/1968 - seleção de Ivan Lessa.

- Com vocês, Antônio Maria - Editora Paz e Terra/1994 - seleção de 
  Alexandra Bertola.

- Benditas sejam as moças: As crônicas de Antônio Maria - Editora
  Civilização Brasileira/2002 - organização Joaquim Ferreira dos Santos.

- O diário de Antônio Maria - Editora Civilização Brasileira/2002 - Joaquim
  Ferreira dos Santos (apresentação).


Teatro:

- Brasileiro, Profissão: Esperança, musical com Clara Nunes e Paulo Gracindo, textos de Paulo Fontes e direção de Bibi Ferreira.

- A noite é uma criança; musical que tem o roteiro e a atuação de Marcos França, acompanhado de Claudia Ventura e Alexandre Dantas  Teatro Maria Clara Machado (Planetário), Rio de Janeiro - 2004.

Discos:

- Brasileiro, Profissão: Esperança, gravação ao vivo do musical de mesmo nome, com Paulo Gracindo e Clara Nunes, I. E. M. Fábricas Odeon S.A., 1974.




-----------------------------------
Filmes – lançamentos da semana:

This Means War – Guerra é Guerra (em Português)
Dois agentes secretos são amigos íntimos que nunca permitiram que nada se interpusesse entre eles, até que um dia começam a sair com a mesma mulher. Táticas avançadas, alta tecnologia de vigilância e um arsenal capaz de derrubar um país serão os mecanismos usados em uma guerra travada entre os dois agentes. Ao mesmo tempo, ela luta com a difícil tarefa de escolher entre dois homens muito diferentes, mas igualmente atraentes e românticos.
Estreia: 16/03/2012
País de Origem: Estados Unidos
Diretor: McG 
Roteiristas: Timothy Dowling, Simon Kinberg, Marcus Gautesen 
Elenco: Reese Witherspoon, Chris Pine, Tom Hardy, Til Schweiger, Chelsea Handler, John Paul Ruttan, Abigail Spencer, Angela Bassett, Rosemary Harris, George Touliatos, Clint Carleton, Warren Christie, Leela Savasta, Natassia Malthe, Laura Vandervoort


Projeto X
Comédia fora de controle que segue um grupo de amigos que decidem organizar a festa de aniversário mais épica da história, filmada pela perspectiva das câmeras digitais de cada um. 

Estreia: 16/03/2012 
Diretor: Nima Nourizadeh
Elenco: Thomas Mann, Jonathan Daniel Brown, Oliver Cooper, Dax Flame, Miles Teller, Kirby Bliss Blanton, Nichole O., Alexis Knapp.


Nenhum comentário: